Cidadania Digital

04 setembro, 2005

Jogos para Estimular a Inteligência


A História das Palavras Cruzadas - Retirado de www.coquetel.com.br
***
Em 1913, o jornalista Arthur Wynne, no cargo de editor do jornal norte-americano "The New York World", decidiu lançar uma novidade na seção de passatempos da edição dominical: um diagrama que denominou "crosswords". Assim nasceram as palavras cruzadas, em 21 de dezembro de 1913.
***
Com o passar dos anos, a novidade virou mania nacional, e hoje quase todos os jornais norte-americanos oferecem diariamente um diagrama de palavras cruzadas a seus leitores.No Brasil, em 1925, o jornal "A Noite" introduziu esse passatempo publicando reportagens e atribuindo ao mesmo o nome de palavras cruzadas.
***
O país que mais consome palavras cruzadas são os Estados Unidos, e elas seguem o estilo original, em que as chaves ou definições aparecem fora do diagrama. Já no Brasil, tornaram-se mais populares as palavras cruzadas diretas, com chaves ou definições dentro dos diagramas. Essa novidade, criada e desenvolvida pelos alemães, foi introduzida no país pela Ediouro Publicações.
***
O ano de 1948 marcou o lançamento da primeira revista de palavras cruzadas da Ediouro. Recebendo o nome de Coquetel, essa publicação revolucionou o mercado editorial e consumidor no Brasil.

Veja as outras informações no site e não se esqueça de se cadastrar...