Cidadania Digital

17 agosto, 2007

Utilizando Jornal e Notícias de Forma Crítica

É muito comum nos depararmos com os Jornais impressos como se todos tratassem das mesmas coisas e as notícias em destaque reproduções que em muitos momentos até utilizam fotos e enfoques comuns.

Mas essa visão requer uma reflexão maior. Qual é o real papel da informação jornalistica? Como ela pode contribuir para a compreensão e expressão de fatos do cotidiano?

Sob esse ponto de vista sei que minha humilde contribuição nesse espaço tem como finalidade direcionar o olhar a essa questão e principalmente reforçar:

- É necessário que conheçamos os fatos do cotidiano e a partir dele ampliar a compreensão da realidade, para isso, uma informação deve ser analisada de forma crítica e sob vários pontos de vista, daí minha preocupação com a informação jornalistica.

Dessa forma, uma das ações mais importantes ao ler um jornal é avaliar como essa informação está sendo valorizada e destacada e isso pode ser observado na 1.a Página.

capa jornal


Como dica deixo o link para o Site NEWSEUM, onde temos as primeiras páginas de jornais do mundo inteiro e podemos ampliar nossa visão de como a informação jornalística supera barreiras continentais em nosso mundo globalizado.


Powered by ScribeFire.

5 Comments:

  • Olá,
    Navegando pelo mundo dos blogs, resolví procurar os relacionados à educaçao. Fico feliz em ter encontrado este.
    Neste seu texto, você diz:
    "É necessário que conheçamos os fatos do cotidiano e a partir dele ampliar a compreensão da realidade". Certamente... este é um ótimo estímulo para a formação do senso crítico do indivíduo. E em nosso país o que mais precisamos é de educação e senso crítico.

    Parabéns pelo blog! Voltarei mais vezes.

    Andrea

    By Blogger Andrea Pio de Abreu, at sábado, maio 02, 2009 11:56:00 PM  

  • Olá,

    Deixamos aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!

    Visite nosso site:

    “www.mc.unicamp.br”

    Pedimos que divulgasse a Olimpíada em seu site/blog, para que professores e alunos interessados possam participar.

    Quaisquer dúvidas mande e-mail para:

    olimpiadadehistoria@gmail.com

    Obrigado

    Equipe Organizadora da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil

    By Blogger Unknown, at segunda-feira, agosto 24, 2009 10:42:00 AM  

  • Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
    Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
    A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
    Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
    A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
    Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”

    By Blogger Unknown, at domingo, junho 06, 2010 11:52:00 PM  

  • É de grande valia trazer textos do cotidiano junto a realidade!

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, setembro 09, 2010 8:12:00 PM  

  • Parabéns, Aparecido, pelas contribuições que está proporcionando ao mundo virtual da web, pois o real papel da ferramenta digital em educação é justamente socializar a variedade de conhecimentos existentes.Para tanto sua preocupação com o repasse da informação jornalística é bastante pertinente, pois como você mesmo cita a informação supera barreiras continentais.

    Grande abraço

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, setembro 30, 2010 11:10:00 AM  

Postar um comentário

<< Home