Cidadania Digital

01 agosto, 2007

Violência em Debate!

Foi com satisfação que finalizei a leitura do livro "De Cara com a Violência"
-
O título por si só já havia me interessado, mas fui cativado ao longo da leitura com o tom educativo presente na obra, seja no sentido da abrangência da abordagem, seja na linguagem acessível a jovens e adolescentes.
-
Não vou negar que de início achei forte, no sentido da descrição detalhada de um abiente hostil e violento onde se inicia a estória, mas fui refletindo e cheguei a conclusão que somos muito mais agredidos pelos meios de comunicação que não poupam artifícios para garantir "ibope", utilizando cenas de sexo e violência.
-
Sendo assim, é pertinente que lidemos com o tema de forma coerente e comprometida. E é assim que o livro de posiciona.
-
O livro narra a trajetória de Nando, um gerente de tráfico que decide abandonar tudo e comprar uma máquina de fazer fraldas. Movido pela esperança de "viver até a velhice", o que é praticamente um sonho se ele permanecer no tráfico, onde todos morrem muito jovens.
-
"Para atingir seu objetivo, ele resolve rifar o revólver que ganhou de Marcinho, chefe do tráfico. Entre olheiros e soldados do morro, a rifa corre solta, mas Nando precisa contar com a sorte, pois só sairá dessa com vida se um dos 47 números comprados por Marcinho não for sorteado. Para ajudá-lo, entra em cena uma jornalista que quer escrever sobre sua saída do mundo do crime".
-
Leitura importante para Jovens e Adultos uma vez que temos hoje nas Tvs e VideoGames uma visão uma certa 'glamourização' da violência e suas muitas formas de expressão.
-
Fica aqui meu convite, para que possamos assumir o compromisso com temas como esse, ampliando os horizontes de soluções e construindo uma sociedade mais humana e solidária.

1 Comments:

  • Quando o cidadão tem a oportunidade de interagir com o mundo das informações e tem grande capacidade de interpretar conteúdos inerentes a tudo que possa ler, com certeza,será sempre uma pessoa transformadora das suas atitudes e saberá seguir e inserir em si, valores éticos, sociais,morais e religiosos. E a leitura é o suporte maior para que as mudanças aconteçam,´pois a partir do momento que o ser humano recebe a leitura como proposta para a melhoria da sua vida, compreendendo melhor essa visão de conhecimento,ele poderá transformar a sua prática.

    By Blogger girlene, at quarta-feira, maio 12, 2010 4:45:00 PM  

Postar um comentário

<< Home