Cidadania Digital

11 outubro, 2005

Um pouco sobre Podcast e RSS

O termo podcast (junção de iPod com "broadcast", que em inglês significa transmissão de rádio ou TV) possui até registro de nascimento: foi citado pela primeira vez no dia 12 fevereiro de 2004 num artigo de autoria do jornalista Ben Hammersley, no jornal britânico The Guardian. Ou seja, a onda é recente, mas promete.
***
Na prática, os podcasts não são nada mais que arquivos de áudio em MP3 colocados em sites. Mas você não precisa ir até o site para ver se há um arquivo novo. Programas como o iPodder funcionam como radinhos na sua máquina, "sintonizando" seus sites prediletos, baixando os arquivos mais recentes e jogando os podcasts automaticamente no iTunes ou no seu iPod - ou em seu tocador digital de mídia preferido que seja compatível com o formato MP3 -, para você ouvir quando quiser. Aliás, o termo podcast mostra que o caminho é esse. Ligar o seu iPod a caminho do trabalho, dentro do metrô e ouvir um programa de entrevistas sobre cultura pop, por exemplo, é bem diferente de ouvir streamings de áudio em tempo real pelo computador, que te obriga a consumir a informação praticamente ao mesmo tempo em que é baixada.
***
A tecnologia que permitiu tudo isso é o velho e bom RSS, a mesma utilizada em programas como o NetNewsWire que coloca as principais notícias do mundo diretamente no seu computador. O RSS, ou Real Simple Syndication (algo como distribuição realmente simples), é um sistema de assinatura que automatiza a divulgação de conteúdos de um site para o outro por meio de etiquetas (tags) utilizadas em liguagens como HTML e XML. É o que permite que um site coloque uma coluninha com as principais manchetes de outro.
***
E não deixe de adicionar meu RSS