Cidadania Digital

18 outubro, 2005

Meu Caro Amigo Chico B...

***
Nem me lembro ao certo quando tive o primeiro contato com as músicas de Chico Buarque, Acho que poderia até fazer uma breve cronologia do como o via, em diversos momentos de minha vida.
***
* Chico Buarque em minha Infãncia - Achava suas músicas muito melódias, queria algo mais alegre, de preferência que passasse na televisão.
***
* Chico Buarque em minha adolescencia - Nunca me achei um jovem normal, enquanto meus amigos curtiam badalações e festas, preferia projetos sociais e grupos de jovens - Curtia as músicas pelo seu sentido político, mas preferia Legião Urbana.
***
* Chico Buarque em minha juventude - Como passei a trabalhar curtia muito suas críticas às explorações no trabalho, via ainda seu trabalho como arte voltada à crítica política.
***
* Chico Buarque para mim Hoje - Um artista impar, acredito que um dos bens mais preciosos da musicalidade brasileira, ícone ao lado de Tom Jobim, Vinícios, Caetano, Dorival Caymi, Elis, entre tantos maravilhosos artistas.
***
Me pergunto por que demorei tanto em compreender sua música dessa forma.
***
Cheguei a conclusão, que meus hábitos mudaram a partir do momento que deixei de assistir Tv, não ouço as músicas da novelas, nem connheço as tendências impostas como o Axé e o Funk, rs.
***
Nada contra, mas passei a preferir algo que estimule mais minha criatividade...
***
Para melhorar ainda mais acabei de assistir ao primeiro DVD de um Box que sáiu em sua Homenagem - o Dvd 1 "Meu Caro Amigo", é um grato convite àqueles ainda não conhecem esse grande artista...
***

O DVD 'Meu Caro Amigo' abre a serie retrospectiva da obra de Chico Buarque destacando algumas de suas paixões: a cidade do Rio de Janeiro e seus parceiros e amigos.
O DVD traz ainda revelações inéditas sobre sua obra e suas parcerias, como quando o compositor fala sobre as várias composições deixadas por Tom Jobim, que continuam sem letras, e estão guardadas em seu apartamento.
DVD mostra também, pela primeira vez, a canção Renata Maria, composta em parceria com Ivan Lins.