Cidadania Digital

17 agosto, 2007

Utilizando Jornal e Notícias de Forma Crítica

É muito comum nos depararmos com os Jornais impressos como se todos tratassem das mesmas coisas e as notícias em destaque reproduções que em muitos momentos até utilizam fotos e enfoques comuns.

Mas essa visão requer uma reflexão maior. Qual é o real papel da informação jornalistica? Como ela pode contribuir para a compreensão e expressão de fatos do cotidiano?

Sob esse ponto de vista sei que minha humilde contribuição nesse espaço tem como finalidade direcionar o olhar a essa questão e principalmente reforçar:

- É necessário que conheçamos os fatos do cotidiano e a partir dele ampliar a compreensão da realidade, para isso, uma informação deve ser analisada de forma crítica e sob vários pontos de vista, daí minha preocupação com a informação jornalistica.

Dessa forma, uma das ações mais importantes ao ler um jornal é avaliar como essa informação está sendo valorizada e destacada e isso pode ser observado na 1.a Página.

capa jornal


Como dica deixo o link para o Site NEWSEUM, onde temos as primeiras páginas de jornais do mundo inteiro e podemos ampliar nossa visão de como a informação jornalística supera barreiras continentais em nosso mundo globalizado.


Powered by ScribeFire.

05 agosto, 2007

Um olhar sobre o Folclore

Tema de vital importância do ponto de vista Cultural, o Folclore vigora entre os que compõe a base de nossa identidade.
-
Por isso foi com entusiamo que analisei o livro "Cantos de Encantamentos" - de Elias José.
--
O livro traz uma visão privilegiada do flolclore, uma vez que este se sustenta na oralidade como expressão criativa. Por seu carater poetico e autoral, estimula a imaginação e nos remete a momentos valorosos de nossa infância.
-
Cabe aqui um comentário, o Folclore e sendo mais específico o rico folclore brasileiro figura como um item de importância impar para a consolidação de nossa identidade, porém, tem sido tratado de forma superficial e burocrática em escolas e na mídia em geral.
-
O livro de Elias José é um recurso fantástico aos interessados em adentrar no universo de fantasias presente em nosso folclore (dica de site) e assim, iniciará também um caminho onde passará a compreender e valorizar outros aspectos e riquezas de nossa cultura popular.

01 agosto, 2007

Violência em Debate!

Foi com satisfação que finalizei a leitura do livro "De Cara com a Violência"
-
O título por si só já havia me interessado, mas fui cativado ao longo da leitura com o tom educativo presente na obra, seja no sentido da abrangência da abordagem, seja na linguagem acessível a jovens e adolescentes.
-
Não vou negar que de início achei forte, no sentido da descrição detalhada de um abiente hostil e violento onde se inicia a estória, mas fui refletindo e cheguei a conclusão que somos muito mais agredidos pelos meios de comunicação que não poupam artifícios para garantir "ibope", utilizando cenas de sexo e violência.
-
Sendo assim, é pertinente que lidemos com o tema de forma coerente e comprometida. E é assim que o livro de posiciona.
-
O livro narra a trajetória de Nando, um gerente de tráfico que decide abandonar tudo e comprar uma máquina de fazer fraldas. Movido pela esperança de "viver até a velhice", o que é praticamente um sonho se ele permanecer no tráfico, onde todos morrem muito jovens.
-
"Para atingir seu objetivo, ele resolve rifar o revólver que ganhou de Marcinho, chefe do tráfico. Entre olheiros e soldados do morro, a rifa corre solta, mas Nando precisa contar com a sorte, pois só sairá dessa com vida se um dos 47 números comprados por Marcinho não for sorteado. Para ajudá-lo, entra em cena uma jornalista que quer escrever sobre sua saída do mundo do crime".
-
Leitura importante para Jovens e Adultos uma vez que temos hoje nas Tvs e VideoGames uma visão uma certa 'glamourização' da violência e suas muitas formas de expressão.
-
Fica aqui meu convite, para que possamos assumir o compromisso com temas como esse, ampliando os horizontes de soluções e construindo uma sociedade mais humana e solidária.