Cidadania Digital

19 outubro, 2005

Novas Ferramentas de acesso a Informações...

Sempre achei o volume de informações na Web, um grande problema - mais no sentido de organização e assimilação, do que relacionado ao potêncial.
***
É fantástico ter acesso a tudo, mas é necessário o mínimo de aproveitamento - Como é o uso da internet pelos alunos em uma escola?
***
Em geral os jovens procuram aquilo que mais "curtem" e para complicar mais, esses assuntos sempre estão mais acessíveis e explícitos durante sua navegação.
***
Daí minha animação com a maturidade que o sistema RSS/XML e Podcasts estão tendo. Os mais novos recursos estão surgindo dentro dos grandes portais, como é o caso do YAHOO e do GOOGLE, em geral, até associados a sua conta de email.
***
Perceba como é interessante, vc tem um espaço onde há a integração entre seus emails, blog, notícias de preferência, e muitas outras funcionalidades interessantes...
***
No caso do YAHOO, vc precisará utilizar o serviço "Meu Yahoo" e ativar o RSS Beta internacional para que fique disponível, já o GOOGLE, lançou um recurso chamado Google Reader, que pode ser acessado pelo endereço: www.google.com/reader nele vc pesquisa se as páginas que vc costuma visitar possuem feeds e os acrescenta, a partir daí ele passará a buscar essas notícias e disponibilizá-las para vc sempre que acessar o Google Reader.
***
Muito legal, não é - Recomendo que tente utilizar, vc verá que seu tempo será bem melhor aproveitado...