Cidadania Digital

26 outubro, 2005

Chico Buarque homenageia Tom Jobim em DVD

Chico Buarque homenageia Tom Jobim em DVD: "A segunda caixa da série Chico Buarque Especial chega às lojas na primeira semana de Novembro e é a segunada parte de sua trilogia..."

Entrevista: O Linux não é coisa do PT!, diz Jon Maddog Hall

Entrevista: O Linux não é coisa do PT, diz Jon Maddog Hall: " O presidente da Linux International, Jon Maddog Hall, passa 70% de seu tempo viajando pelo mundo para debater a adoção de software de código aberto. Em uma dessas peregrinações, no início de setembro, passou por São Paulo, participou de conferências e contou suas histórias a jovens de uma comunidade carente na zona sul da cidade. Disse ter aprendido a conter a alma revoltada que lhe rendeu o apelido de cachorro louco e, com voz mansa, deu suas razões para a defesa do software livre. A seguir, a íntegra da entrevista:O Linux não é coisa do PTSegunda parte: 10 anos de Linux International e a criação do Linux Mark InstituteTerceira parte: segurança no desktop e supercomputadores para leigosPor: Luís Fernando Tinoco - fonte: http://pcworld.uol.com.br"

25 outubro, 2005

Imagens que falam mais que palavras...

22 outubro, 2005

Laerte - Emprego


19 outubro, 2005

Novas Ferramentas de acesso a Informações...

Sempre achei o volume de informações na Web, um grande problema - mais no sentido de organização e assimilação, do que relacionado ao potêncial.
***
É fantástico ter acesso a tudo, mas é necessário o mínimo de aproveitamento - Como é o uso da internet pelos alunos em uma escola?
***
Em geral os jovens procuram aquilo que mais "curtem" e para complicar mais, esses assuntos sempre estão mais acessíveis e explícitos durante sua navegação.
***
Daí minha animação com a maturidade que o sistema RSS/XML e Podcasts estão tendo. Os mais novos recursos estão surgindo dentro dos grandes portais, como é o caso do YAHOO e do GOOGLE, em geral, até associados a sua conta de email.
***
Perceba como é interessante, vc tem um espaço onde há a integração entre seus emails, blog, notícias de preferência, e muitas outras funcionalidades interessantes...
***
No caso do YAHOO, vc precisará utilizar o serviço "Meu Yahoo" e ativar o RSS Beta internacional para que fique disponível, já o GOOGLE, lançou um recurso chamado Google Reader, que pode ser acessado pelo endereço: www.google.com/reader nele vc pesquisa se as páginas que vc costuma visitar possuem feeds e os acrescenta, a partir daí ele passará a buscar essas notícias e disponibilizá-las para vc sempre que acessar o Google Reader.
***
Muito legal, não é - Recomendo que tente utilizar, vc verá que seu tempo será bem melhor aproveitado...

18 outubro, 2005

Meu Caro Amigo Chico B...

***
Nem me lembro ao certo quando tive o primeiro contato com as músicas de Chico Buarque, Acho que poderia até fazer uma breve cronologia do como o via, em diversos momentos de minha vida.
***
* Chico Buarque em minha Infãncia - Achava suas músicas muito melódias, queria algo mais alegre, de preferência que passasse na televisão.
***
* Chico Buarque em minha adolescencia - Nunca me achei um jovem normal, enquanto meus amigos curtiam badalações e festas, preferia projetos sociais e grupos de jovens - Curtia as músicas pelo seu sentido político, mas preferia Legião Urbana.
***
* Chico Buarque em minha juventude - Como passei a trabalhar curtia muito suas críticas às explorações no trabalho, via ainda seu trabalho como arte voltada à crítica política.
***
* Chico Buarque para mim Hoje - Um artista impar, acredito que um dos bens mais preciosos da musicalidade brasileira, ícone ao lado de Tom Jobim, Vinícios, Caetano, Dorival Caymi, Elis, entre tantos maravilhosos artistas.
***
Me pergunto por que demorei tanto em compreender sua música dessa forma.
***
Cheguei a conclusão, que meus hábitos mudaram a partir do momento que deixei de assistir Tv, não ouço as músicas da novelas, nem connheço as tendências impostas como o Axé e o Funk, rs.
***
Nada contra, mas passei a preferir algo que estimule mais minha criatividade...
***
Para melhorar ainda mais acabei de assistir ao primeiro DVD de um Box que sáiu em sua Homenagem - o Dvd 1 "Meu Caro Amigo", é um grato convite àqueles ainda não conhecem esse grande artista...
***

O DVD 'Meu Caro Amigo' abre a serie retrospectiva da obra de Chico Buarque destacando algumas de suas paixões: a cidade do Rio de Janeiro e seus parceiros e amigos.
O DVD traz ainda revelações inéditas sobre sua obra e suas parcerias, como quando o compositor fala sobre as várias composições deixadas por Tom Jobim, que continuam sem letras, e estão guardadas em seu apartamento.
DVD mostra também, pela primeira vez, a canção Renata Maria, composta em parceria com Ivan Lins.

13 outubro, 2005

Um novo link e projeto de trabalho...

Iniciei hoje um novo trabalho.
***
Consiste basicamente em reunir links de notícias encontradas na net e dispo-las aos visitantes do Blog.
***
Serão notícias diversas que se inter-relacionem e estímulem o debate e a criticidade.
***

12 outubro, 2005

O Ofício do Professor - e um pouco de Poesia...

Eu sou um professor


E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho?

John W. Schlatter*

Eu sou um professor.

Nasci no primeiro momento quando uma pergunta saltou da boca de uma criança.

Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.

Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas a descobrir novas idéias usando perguntas.
Sou Anne Sullivan, tamborilando segredos do universo sobre a mão estendida de Hellen Keller.
Sou Esopo e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas histórias.
Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro.
Sou Ayrton Senna, que transforma sua fama de herói esportista em recursos para educar crianças em seu país.
Sou Anísio Teixeira, na sua luta para a democratização da educação para que todas as crianças brasileiras tenham acesso à Escola.

Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria da fama da humildade: Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emília Ferreiro, Moisés, Jesus.

Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.

Já chorei de alegria nos casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me peguei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

No decorrer de um dia, já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião de fé..

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar aos meus alunos, porque o que eles de fato têm de aprender é quem eles são. E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é..

Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuro, mais alta se faz ouvir minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.

Sou o mais afortunado dos trabalhadores.

Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades sólidas.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar minha trincheira.


*John W. Schlatter
é um ex-professor americano. Seu poema foi extraído do best seller Chicken Soup for the Soul (Canja de Galinha para a Alma), de Jack Canfield e Mark Victor Hansen.

11 outubro, 2005

Um pouco sobre Podcast e RSS

O termo podcast (junção de iPod com "broadcast", que em inglês significa transmissão de rádio ou TV) possui até registro de nascimento: foi citado pela primeira vez no dia 12 fevereiro de 2004 num artigo de autoria do jornalista Ben Hammersley, no jornal britânico The Guardian. Ou seja, a onda é recente, mas promete.
***
Na prática, os podcasts não são nada mais que arquivos de áudio em MP3 colocados em sites. Mas você não precisa ir até o site para ver se há um arquivo novo. Programas como o iPodder funcionam como radinhos na sua máquina, "sintonizando" seus sites prediletos, baixando os arquivos mais recentes e jogando os podcasts automaticamente no iTunes ou no seu iPod - ou em seu tocador digital de mídia preferido que seja compatível com o formato MP3 -, para você ouvir quando quiser. Aliás, o termo podcast mostra que o caminho é esse. Ligar o seu iPod a caminho do trabalho, dentro do metrô e ouvir um programa de entrevistas sobre cultura pop, por exemplo, é bem diferente de ouvir streamings de áudio em tempo real pelo computador, que te obriga a consumir a informação praticamente ao mesmo tempo em que é baixada.
***
A tecnologia que permitiu tudo isso é o velho e bom RSS, a mesma utilizada em programas como o NetNewsWire que coloca as principais notícias do mundo diretamente no seu computador. O RSS, ou Real Simple Syndication (algo como distribuição realmente simples), é um sistema de assinatura que automatiza a divulgação de conteúdos de um site para o outro por meio de etiquetas (tags) utilizadas em liguagens como HTML e XML. É o que permite que um site coloque uma coluninha com as principais manchetes de outro.
***
E não deixe de adicionar meu RSS

10 outubro, 2005

CISCO - Fundamentos de Redes - Início: 03/11

NOVAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO
***
Possibildiades dos melhores alunos da primeira turma CISCO - CCNA1 Fundamentos de Redes - 100% a distância, poderem ser aceitos no programa de formação de PROFessores CISCO.
***
Trata-se de um novo perfil de professor que estará atuando como Tutor/Instrutor a distância em todo o Brasil, em virtude de existerem
poucos profissionais preparados para atuarem como professores a distância, estaremos formando este profissional.
***
Os interessados, além de fazer o Módulo I a distância (será 100% aproveitado na continuidade como PROFessor CISCO), deverá fazer parte da comunidade que criamos no ORKUT descrita abaixo. Nesta comunidade estaremos informando de forma privilegiada as possiblidades de atuar como PROFessor CISCO, as pessoas que estão realmente interessadas neste novo mercado de trabalho .
***
O PROCESSO - Curso CISCO - CCNA1 - Fundamentos de Redes - OFICIAL:
1 - O Curso será 100% distância.
2 - Conteúdo OFICIAL do curso;
3 - Material utilizado - Veja o Link Demo - Acesso Grátis;
http://www.professor-vazz.com/education/cisco-ccna1.professor-vazz.com
4 - Tempo máximo para terminar o módulo: 5 meses;
5 - Tempo mínimo: Depende do desenvolvimento de cada participante;
6 - Acesso 24 horas ao ambiente do curso CISCO - CCNA1;
7 - O participante terá o apoio de um TUTOR/INSTRUTOR Certificado CISCO - CCAI acompanhando e dando suporte as atividades;
8 - A prova final do Módulo1 - Fundamentos de Redes será feita presencialmente em São Paulo;
9 - Tempo para realizar a prova: 4 horas;
10 - Início: 03/11/05
11 - Data Final de Matrícula: 28/10/05
***
DÚVIDAS / INFORMAÇÕES:
PROFessor VAZZ
Corodenador da Academia Local CTA - Colégio Paulo Freire
Centro de Tecnologia Avançada
TEL: 11-6105-5877
e-mail: http:///
***
PROFessor VAZZ
Você já é Saudável, Rico e Próspero...
professor-vazz@professor-vazz.com
http://www.professor-vazz.com/

***
***
ORKUT - Comunidades - Você, é um Convidado Especial
Pedagogia de Projetos em Ação
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5464751
PROFessores CISCO - NetAcademy
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5593948
PROFessores de TI - Info/Tele

09 outubro, 2005

Dia das Crianças Antecipado...

A Arte De Ser Feliz
Cecília Meirelles


Houve um tempo em que a minha
janela se abria para um chalé.
.
Na porta do chalé brilhava
um grande ovo de louça azul.
.
Neste ovo costumava pousar
um pombo branco.
.
Ora, nos dias límpidos,
quando o céu ficava da mesma
cor do ovo de louça,
o pombo parecia pousado no ar.
.
Eu era criança,
achava essa ilusão maravilhosa e
sentia-me completamente feliz.
.

Houve um tempo em que a minha
janela dava para um canal.
.
No canal oscilava um barco.
.
Um barco carregado de flores.
Para onde iam aquelas flores?
Quem as comprava?
.
Em que jarra...em que sala,
diante de quem brilhavam,
na sua breve experiência?
E que mãos as tinham criado?
.
E que pessoas iam sorrir de
alegres ao recebê-las?
.
Eu não era mais criança,
porém minha alma ficava
completamente feliz.
.
Houve um tempo em que a minha
janela se abria para um terreiro,
onde uma vasta mangueira
alargava sua copa redonda.
.
À sombra da árvore, numa esteira,
passava quase o dia todo sentada
uma mulher, cercada de crianças.
.
E contava histórias.
.
Eu não podia ouvir, da altura da janela,
e mesmo que a ouvisse, não entenderia,
porque isso foi muito longe,
num idioma difícil.
.
Mas as crianças tinham tal expressão
no rosto, e às vezes faziam com as mãos
arabescos tão compreensíveis, que eu
participava do auditório, imaginava os
assuntos e suas peripécias e me sentia
completamente feliz.
.
Houve um tempo em que na minha janela
havia um pequeno jardim seco.
.
Era um tempo de estiagem,
de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
.
Mas todas as manhãs vinha um pobre
homem com um balde e em silêncio,
ia atirando com a mão umas gotas
de água sobre as plantas.
.
Não era uma regra:
era uma espécie de aspersão ritual,
para que o jardim não morresse.
.
E eu olhava para as plantas,
para o homem, para as gotas de
água que caíam de seus dedos magros
e meu coração ficava
completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas
felicidades certas, que estão diante
de cada janela, uns dizem que essas
coisas não existem, outros que só
existem diante das minhas janelas
e outros finalmente, que é preciso
aprender a olhar, para
poder vê-las assim.

Ferramentas Conjugadas

Tenho tido uma grata surpresa em minhas pesquisas em relação a novas ferramentas de Informatica.
***
Primeiro, porque há uma tendência muito positiva de que os serviços, sobretudo de internet estejam conjugados entre si, segundo, parece que tudo está mais didatico (não sei se é o tempo de uso), mas tenho a impressão que algo novo, hoje é assimilado de forma intuitiva.
***
"Uma novidade de ontem é a moda de hoje"
***
Claro que há dificuldades para os iniciantes - Mas a grande dificuldade está quando não enxergamos como utilizar este recurso.
***
Um exemplo prático - Crie um Blog! - Vc me pergunta - Para quê??? - Aí eu responderia - É vc quem sabe, vc pode escolher um Hobbie e colocar tudo a respeito, vc pode eleger um tema polêmico e estimular o debate, vc pode até fazer progaganda de um trabalho que realize...
***
Conclusão: QUEM DEFINE COMO AS FERRAMENTAS SERÃO UTILIZADAS É VC MESMO(A), BASTA TENTAR ENCONTRAR COMO!
***
Com isso eu convido quem quiser a tentar saber mais a respeito e quando surgirem as dúvidas é só pedir Help - Com certeza poderá contar com meu auxílio.

06 outubro, 2005

Novos Ambientes de Colaboração

É com satisfação que convido a todos a conhecerem meus mais recentes ambientes.
***
O primeiro é o minha Home Page, nele pretendo dispor meus links essênciais, tipo algo que facilite me encontrar na rede.
***
O segundo é minha Rede 360°, minha mais recente descoberta - paixão a primeira vista! - um ambiente plenamente integrado e 100% multimídia.
***
E não deixem de dar uma olhada em minha Página de Links...

03 outubro, 2005

O Mundo de Mafalda


É muito fácil perceber meu carinho especial pelos quadrinhos.
***
Poucas coisas me entretem mais, primeiro por ser algo visual estimulando assim leituras diferentes, de acordo com o ponto de vista de cada um, além disso o carater lúdico, que para mim é o mais importante.
***
Trabalhando com os alunos aqui na EMEF e olhando a minha volta, tenho convicção - "O APRENDIZADO TEM QUE SER PRAZEIROSO".
***
Sinceramente, não conhecia nada a respeito do trabalho de Quino (Criador da Mafalda), não havia chegado nem a ler uma tira, mas precisei de muito pouco para reconhecer a qualidade do trabalho, primeiro pela simplicidade - que explorando o mundo e a visão de uma criança em contextos comuns, torna a leitura cativante e estimulante; segundo, pela objetividade e maturidade em trazer a tona questões sociais, familiares e psicologicas.
***
Bem, nem preciso falar mais.
***


Dê uma olhada no link e confira o que encontrei.

Gerador de Notícias em Html